O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e o Consórcio Laranjeira, retomou nesta semana, as obras de implantação e pavimentação dos 17,5 quilômetros da rodovia AC-380, trecho do entroncamento Estrada da Laranjeira até a BR-317.
O engenheiro do Deracre, Willyams Lima, afirmou que os trabalhos foram retomados e o Deracre segue acompanhando o andamento da obra.
“Estamos trabalhando na regularização da plataforma da via, verificando possíveis pontos críticos e melhorando os desvios, para que as carretas que transportam material possam trafegar sem obstáculos”, afirmou o engenheiro.
Segundo Lima, a pavimentação asfáltica será executada após a implantação da drenagem na estrada.
“O serviço de pavimentação será possível após a implantação de toda drenagem. Isso inclui os bueiros tubulares de concreto e os bueiros celulares [galerias], que devido a grande quantidade, deve demorar um pouco, pois temos 11 galerias [simples e triplas] para serem implantadas ao longo da AC-380 [Estrada da Variante]”, afirmou.
Lima contou que o material de base que falta será lançado na pista para posterior tratamento do mesmo, mistura do solo-areia, gradeamento, revolvimento do material, irrigação e compactação da camada de base.
A obra tem gerado trabalho e renda para a população. Além disso, a AC-380 garante acesso e escoamento da produção local, além de ligar a cidade à BR-317. Foram destinados R$ 24 milhões, por meio de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar para asfaltamento dos 17,5 quilômetros da via.