Referência nacional na promoção de eventos de economia solidária, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), tem promovido a adesão ao Programa Estadual de Feiras Regionais em todas as prefeituras. Na terça-feira, 7, foi a vez de Rodrigues Alves receber as barracas comerciais, tão esperadas pelos empreendedores da região.
A entrega, realizada no Mercado Municipal, selou a parceria do Estado com a prefeitura na efetivação de espaços permanentes de comercialização aos adeptos da economia solidária.
A disponibilização das 30 barracas comerciais ao município e a apresentação do programa deixou os produtores de Rodrigues Alves satisfeitos e ansiosos para iniciar uma programação de feiras solidárias na cidade.
“Tenho certeza de que com esse programa nós vamos melhorar de vida. Vendo meus produtos no sol, batendo de porta em porta, com a bacia na cabeça. Agora, vou ter um local confortável e bonito, que vai me trazer mais clientes”, destacou a produtora rural Maria de Jesus.
Para o presidente da Cooperativa Mãos Unidas, que administra a Fábrica de Doces de Banana, Francisco Cavaco, as feiras vão apresentar a qualidade dos doces produzidos na indústria. “Além de as pessoas irem se divertir nas feiras, elas vão conhecer, comprar os nossos produtos e apresentar para quem não conhece. Desse jeito todo mundo ganha. O governo está de parabéns pela iniciativa”, disse.
As feiras de economia solidária agregam os mais diversos tipos de empreendimentos rurais e urbanos. Outra aposta dos eventos são as programações culturais recheadas de muita música local e manifestações artísticas. A primeira participação dos feirantes da economia solidária em Rodrigues Alves será no Festival da Banana, que será realizado de 24 a 28 deste mês.
Henry Nogueira, gestor da SEPN, ressaltou que o Programa Estadual de Feiras Regionais consolida a segunda etapa da política de inclusão socioprodutiva do Acre.
“Queremos fazer das feiras a grande oportunidade de negócio, trabalho e renda nos municípios. Um compromisso assumido pelo governador Tião Viana, que estabeleceu como prioridade o desenvolvimento dos pequenos”, disse.