Representantes de empresas juniores de Rio Branco se reuniram na segunda-feira, 16, com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) para alinharem parcerias em projetos conjuntos. Na ocasião, ficou definida a participação dos jovens empreendedores durante a Semana de Ciência e Tecnologia, prevista para setembro deste ano.
Além disso, a Confederação Brasil Junior esteve presente para apresentar as propostas para a instalação de uma Federação de Empresa Juniores no Acre. Até o momento, existem três empresas no estado, e a pretensão é de que, com a instalação de uma sede na capital, mais jovens sejam incentivados a abrir seu negócio.
De acordo com o representante da Brasil Junior, Klynsmann Bagatini, 18 cidades brasileiras possuem uma federação, sendo que as outras nove estão e processo de desenvolvimento, e o Acre é o estado mais avançado em sua estruturação.
“A Brasil Junior vem para prestar auxílio às empresas juniores de todo o estado. Este é um órgão que vai coordenar todo o movimento desses projetos, além de auxiliar para que cada vez mais jovens criem suas empresas, fazendo com que os números estejam cada vez mais crescentes”, destaca.
Para o estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre e diretor de negociações da empresa Florestal Junior, João Marques, com a instalação da Brasil Junior, vários benefícios serão destinados ao Acre.
“Com uma sede aqui, os jovens acreanos serão impulsionados a serem empreendedores até mesmo dentro da universidade. Ter essa experiência profissional é importante e gera um grande crescimento para cada participante”, diz.
Florestal Junior na Semana de Ciência e Tecnologia
Com projeto voltado para estudantes do 4o e 5o anos do ensino fundamental das escolas públicas de Rio Branco, o Florestal Junior desenvolve atividades nas salas de aula envolvendo o contato das crianças com a floresta.
O projeto visa incentivar os alunos para a adoção de posturas e hábitos de proteção ao meio ambiente, implantando práticas sustentáveis, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
A intenção é de que a iniciativa seja integrada na programação da Semana de Ciência e Tecnologia. “A parceria pretende levar os representantes até as escolas ou que os estudantes compareçam ao evento. É um projeto ousado e importante, por isso, é preciso ser divulgado e fomentado”, diz a gestora da Sect, Renata Souza.