Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Encontro discute elaboração de plano dos Direitos da Criança e Adolescente – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Plano Decenal

Encontro discute elaboração de plano dos Direitos da Criança e Adolescente

Plano tem a duração de 10 anos (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Órgãos estaduais e membros da sociedade civil estão participando, de 14 a 16 deste mês, em Rio Branco, do Encontro dos Operadores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente (SGDCA). O encontro está tratando sobre a pactuação do Plano Decenal Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente do Acre.

Ivanete Rodrigues, presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, explica que a discussão tem como objetivo reunir as diferentes esferas do sistema de garantia para a elaboração conjunta e democrática do plano de atendimento desse público para os próximos 10 anos.

“Hoje se fecha um ciclo da discussão política do plano, tendo a participação do Legislativo, Executivo e Judiciário, para que cada um fique à frente de suas responsabilidades referentes a essa política de atendimento”, explica.

Ainda segundo a presidente, o  documento tem a previsão para ser entregue em 2018. Depois do encontro será feito diagnóstico, coleta de dados das instituições de atendimento, sistematização desses dados e análise conceitual para então finalizar.

O plano tem como meta definir ações e metas direcionadas ao cumprimento dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes assegurados pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Participação da juventude

Além de órgãos ligados aos direitos humanos, o evento conta ainda com a participação da juventude, público alvo do estatuto.

A estudante Yasmin Amaral, de 16 anos, compôs a mesa de honra e ressaltou a importância da participação da juventude na elaboração do documento.

“É um momento de reivindicar, apontar e dar sugestões para uma política que é voltada para nós. Queremos não só cobrar, mas encontrar um equilíbrio entre os pontos divergentes”, salienta.

Yasmin lembrou que é preciso ouvir a juventude na construção do plano (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Ubirajara Braga, procurador de Justiça do Ministério Público do Acre (MPE), disse que a elaboração do pacto em nível estadual é uma forma de unir diferentes poderes na promoção e proteção dos direitos e garantias dos acreanos.

“É uma discussão muito ampla, porque alcança todos os organismos que estão envolvidos e compõem o sistema de garantias, para a construção daquilo queremos e buscamos para a nossa juventude”, ressalta.

Susie Lamas, chefe da Divisão do Eixo Temático Drogadição e População em Situação de Rua, participou da abertura representado a governadora em exercício Nazareth Araújo e na oportunidade lembrou que o encontro é fundamental para desenhar as pretensões de políticas públicas para os próximos anos na região. “Esse é um plano articulador de vários setoriais que visam garantir todos os direitos fundamentais previstos no ECA como o direito à vida, à saúde, à liberdade e o respeito à dignidade de nossas crianças”, diz.

A reunião está sendo realizada no Centro Cultural do TJ, centro da capital e iniciou na manhã da última terça-feira, 14. É uma realização do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/AC) em parceria com diversos órgãos. Entre eles, o MPE, Conselho Tutelar, Tribunal de Justiça (TJ) e o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464