Mesmo com a chuva que caiu na tarde deste sábado, 27, cerca de mil atletas de 38 academias de artes marciais do Acre se reuniram em frente ao Palácio Rio Branco, durante um encontro promovido pela Liga Acreana de Kung Fu.
O governador Tião Viana prestigiou o evento e aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de R$ 200 mil, destinados para a contratação de instrutores que vão atuar nas escolinhas comunitárias.
“Em nome do governo, eu quero afirmar que vocês serão muito valorizados nessas atividades, terão muitas oportunidades e esperamos que possam ter, também, muitas alegrias nos corações de vocês”, disse o governador Tião Viana.
O presidente da Liga Acreana, Nil Figueiredo, conta que o projeto, intitulado “Criança e Adolescente em Ação”, já existe há mais de 16 anos e, nos últimos tempos, vem sendo fortalecido principalmente no interior do Acre. “São mais de 2.500 atletas envolvidos em diversos municípios do estado. É uma iniciativa, inclusive, que já ganhou reconhecimento em um prêmio nacional”, ressalta.
A iniciativa ainda conta com apoio das secretarias de Esporte Estadual e Municipal, que destinaram em 2016 um investimento de R$ 80 mil para essa área. O recurso foi utilizado na qualificação de instrutores, aquisição de uniformes, esquipamentos de treinamento e proteção.
“Hoje estamos afirmando um convênio com a Liga Acreana de Kung Fu que já vem fazendo um belo trabalho no estado, em cerca de 10 municípios. Agora, pretende-se que a artes marciais cheguem ainda mais em outros bairros de Rio Branco”, aponta a secretária-adjunta Estadual de Esporte, Shirley Santos.