Com o intuito de alinhar atividades para proporcionar dignidade à mulher em privação de liberdade, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou uma reunião de alinhamento nesta segunda-feira, 2, com a equipe do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen/AC).
Além de elencar os entraves que esse sistema encontra, a reunião teve o objetivo de identificar ações que possam ser realizadas para diminuir as dificuldades do sistema prisional e estimular o empoderamento e o empreendedorismo das detentas oferecendo cursos profissionalizantes.
Para a diretora de Políticas para as Mulheres e de Direitos Humanos, Fran Britto, esses cursos profissionalizantes são como um apoio para as mulheres em situação de prisão. “Esses cursos darão estímulo e empoderamento para que essas mulheres egressas se encorajem a serem empreendedoras e assim reconstruam suas vidas”.
A equipe do Iapen explicou que há uma dificuldade de expedir o RG das detentas. “Essa parceria com a SEASDHM poderá resolver alguns problemas que tínhamos para que fosse expedido a documentação de 200 presas que não possuem o Registro Geral. Apenas 40 mulheres das 278 presas apresentam a Certidão de Nascimento”, ressaltou a gerente de ações sociais do Departamento de Reintegração Social do Iapen, Liliane Moura.
Com essa problemática a SEASDHM ofereceu o serviço da secretaria, em levar ao presídio um mutirão para retirar a 2° via da Certidão de Nascimento, nos dias 16 e 17 de março.
Outra parceria que foi solicitada foi o apoio dos carros da SEASDHM para buscar os familiares das apenadas nos municípios mais distantes como Sena Madureira e Brasileia para visitá-las no mês de maio, data alusiva ao Dia das Mães.