Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Equipe do Banco Mundial se reúne com moradores do Caquetá – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Equipe do Banco Mundial se reúne com moradores do Caquetá

Equipe do Banco Mundial participa de reunião com comunidade do Projeto de Assentamento do Caquetá (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Equipe do Banco Mundial participa de reunião com comunidade do Projeto de Assentamento do Caquetá (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

A equipe do Banco Mundial que está no Acre avaliando as ações do Programa de Desenvolvimento Comunitário Sustentável do Estado do Acre (Proacre) esteve durante a terça-feira, 19, no Projeto de Assentamento Caquetá, localizado em Porto Acre. A equipe se reuniu com a comunidade da Associação de Produtores Rurais Sonho Meu que representa 54 famílias.

Na localidade, o governo do Acre e o Banco Mundial são parceiros em um projeto que apoia os produtores rurais com equipamentos que permitem o aumento da produção sem a necessidade do uso do fogo para o preparo e a recuperação do solo.

Equipamentos permitem o aumento da produção (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Equipamentos permitem o aumento da produção (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Com a tecnologia à disposição, a comunidade passa a ter condições de produzir independente da estação do ano. Além da mandioca, os produtores rurais vão aproveitar a entressafra para plantar culturas rápidas como feijão, milho, arroz, melancia e abóbora. Assim, os produtores podem ter renda durante todo o ano.

“Essa comunidade tem o perfil para receber esse tipo de investimento. É uma comunidade organizada, que tem um grande potencial produtivo e já possui uma boa produção agrícola”, afirma Marcus Jeferson, engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

Sonho de uma agroindústria

Comitiva do Banco Mundial e do governo conhecem plantio de mandioca no Caquetá (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Comitiva do Banco Mundial e do governo conhecem plantio de mandioca no Caquetá (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Atualmente, o carro chefe da produção agrícola dessa comunidade no Projeto de Assentamento do Caquetá é o cultivo da mandioca. São 30 hectares plantados e uma produção de oito mil quilos.

Com a chegada dos equipamentos, assistência técnica e a criação de uma cooperativa os produtores sonham alto. A intenção é montar uma agroindústria para o beneficiamento da mandioca.

A comunidade já possui uma área de cinco hectares onde no futuro será instalada a agroindústria que deve beneficiar 400 famílias do projeto de assentamento. A estimativa dos produtores é que em plena atividade, a agroindústria beneficie mil quilos de mandioca diariamente.

“Esse equipamento era o que faltava pra nossa comunidade. Agora vamos aumentar nossa produção. Queremos produzir farinha de todos os tipos, a goma e o tucupi. Nossa intenção é não desperdiçar nada e aumentar a renda da comunidade”, destaca Elizabete da Silva, presidente da Cooperativa de Produtores Rurais Sonho Meu.

A equipe do Banco Mundial saiu impressionada com o que viu na comunidade. “A impressão é muito boa por uma série de fatores. É uma comunidade muito fortalecida, com uma estrutura social muito sólida. Além disso, já tem um perfil de produção definido, o que permite que esse esforço financeiro se traduza em avanço na comunidade”, afirma Luís Dias, economista agrícola do Banco Mundial.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464