A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, realizou no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco o treinamento de Manuseio da Bomba de Infusão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para os profissionais de saúde da unidade.
Essa capacitação é realizada em todos os hospitais ligados à Rede Cegonha e tem como objetivo certificar os profissionais para a segurança e qualidade no manuseio de infusão de medicamentos e formá-los multiplicadores do conteúdo na instituição de atuação.
“O público alvo desse treinamento são os enfermeiros da unidade de saúde, onde é realizada a prática. Além de receber a capacitação, eles serão avaliados, para que possam se tornar multiplicadores nas suas unidades de atuação”, declarou Jaqueline Carmona, enfermeira/analista de treinamento do Albert Einstein.
A enfermeira Salete Nogueira, uma das 17 participantes do treinamento, relata a importância dessa preparação para o desenvolvimento com seus pacientes, dando mais segurança e agilidade.
“Moramos em uma região distante dos grandes centros do país, e receber uma capacitação de alto nível igual a essa facilita muito o nosso trabalho, além de nos deixar mais preparados”, afirma Salete.
O que é Bomba de Infusão?
“É um dispositivo que realiza o controle do gotejamento do medicamento, que de forma endovenosa é aplicado diretamente na veia e utilizado para infundir líquidos tais como fármacos ou nutrientes, com controle de fluxo e volume”, informou Reginaldo Campos, enfermeiro da terapia intensiva do Hospital Albert Einstein.