Visando ao cuidado e à assistência em saúde aos pacientes de nefrologia, o governo do Acre, por meio da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), realiza, em Rio Branco, visitas domiciliares com uma equipe multiprofissional, com o intuito de assegurar a continuidade no tratamento dos usuários.
Por meio dessa abordagem, o paciente prossegue com o tratamento em casa, com apoio da família e com os medicamentos necessários para assegurar a melhora na qualidade de vida. Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, enfermeiro e técnico, realizam as visitas mensalmente.
Segundo a psicóloga da equipe, Joana D’Arc Silva, o objetivo é que todos os pacientes passem pelo acompanhamento das visitas domiciliares. E destaca, ainda, que os critérios para o benefício do serviço são os pacientes em situações mais complexas, sejam sociais ou clínicas, “Durante a visita domiciliar, conseguimos ter mais noção da realidade e dinâmica familiar” afirma a psicóloga.
Francinaldo da Silva, que faz hemodiálise há cinco anos no complexo hospitalar, diz que o tratamento mudou sua vida e que receber a equipe multidisciplinar em casa é uma segurança a mais. “Eu me sinto seguro, porque sei que, toda e qualquer coisa, quando eu solicitar à equipe, serei atendido” afirma.