Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Escola de oportunidades traduz início do ensino público integral no Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Escola Jovem

Escola de oportunidades traduz início do ensino público integral no Acre

    Para 2018, a meta do governo do Estado é ampliar esse modelo em pelo menos mais cinco regionais, estendendo para o ensino fundamental e a zona rural (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Hoje o Acre protagonizou um marco na educação pública: o governo realizou, na manhã desta sexta-feira, 31, no Teatro Plácido de Castro, a aula inaugural das primeiras sete escolas de Rio Branco que irão oferecer ensino público de regime integral a quase quatro mil alunos. O investimento é de R$ 28 milhões e as aulas iniciam-se na próxima segunda-feira, 3.

“Uma linda página de futuro está sendo aberta hoje. É a geração de oportunidades, pois os jovens vão construir, a partir desse modelo de ensino, o seu plano de vida. O Acre é o único estado da Amazônia que tomou essa decisão para que os alunos entrem às sete e meia da manhã e saiam às cinco horas da tarde, tendo três refeições diárias, para avançarem na construção do seu futuro”, destacou Tião Viana.

Estiveram presentes, o senador Jorge Viana, a vice-governadora Nazareth Araújo, os deputados federais, Moisés Diniz, Leo de Brito e Raimundo Angelim, e os deputados estaduais Daniel Zen e Lourival Marques. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvam Alencar, e a representante do Instituto Natura Bianca Miguel também vieram ao Acre para prestigiar o momento.

Ao todo, sete escolas passam a ter tempo integral no ensino médio: Armando Nogueira, Glória Perez, Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), José Ribamar Batista (Ejorb), Sebastião Pedrosa, Humberto Soares e Boa União.

O senador Jorge Viana disse que o novo modelo explana a evolução educacional no Acre. “Isso aqui representa mudança na vida das pessoas. Aqui vocês terão a oportunidade de desenvolver a própria competência. Escola integral é mais ensino e educação. É preparar as pessoas para vencerem desafios na vida. Com essa escola vamos formar os jovens que vão nos suceder no futuro”, disse o senador.

A Escola Jovem

Abigail compartilhou sua experiência com os estudantes acreanos (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Para o secretário de Educação, Marco Brandão, o ensino integral representa um novo tempo para a educação pública acreana: a Escola Jovem que traz a identidade do aluno acreano. “Essa é a escola jovem, que tem a identidade dos nossos jovens do século XXI, que são multifuncionais, que evoluíram nas atividades. Aqui ele é nosso protagonista e participa do processo de construção do conhecimento”, disse Brandão.

A Abigail Souza foi aluna do ensino público integral em Olinda, Pernambuco, e esteve na aula inaugural para compartilhar sua experiência com os estudantes.

“Esse projeto tem um aprendizado diferenciado, essa é a principal característica do novo modelo. No ensino integral, minha irmã e eu desenvolvemos diversos projetos na área de pesquisa, com destaque na robótica que rendeu ao meu grupo, uma premiação regional. A escola integral é um ambiente de oportunidades”, conta.

Parceria na construção de um sonho

Brandão destacou que, para o governo do Acre chegar à consolidação deste momento, contou com a parceria de diversos colaborados, como os institutos de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande, que ajudaram na realização deste sonho.

“O Natura tem essa parceria com as escolas integrais em dois estados: Espírito Santo e agora o Acre. Incentivamos a participação das comunidades nas escolas, bem como a articulação com as escolas e os jovens. Desejo força, coragem e sabedoria nessa nova empreitada”, disse a representante do Natura, Bianca Miguel.

Idilvam Alencar do Consed fez uma explanação aos alunos e destacou a importância da evolução do ensino público na preparação do ambiente para as futuras gerações. “É a geração da oportunidade, do ensino e do conhecimento. Parabéns ao governo do Acre por essa iniciativa tão ousada”.

O investimento é de R$ 28 milhões e as aulas iniciam-se de fato na próxima segunda-feira, 3 (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A revolução do ensino público acreano

Além da reforma e adequação dos espaços, a SEE também realizou a formação continuada de professores, coordenadores e gestores para garantir a qualidade do ensino. Para 2018, a meta do governo do Estado é ampliar esse modelo em pelo menos mais cinco regionais, estendendo para o ensino fundamental e a zona rural.

Representando os diretores das escolas de ensino integral, Mauro Sérgio Moura, da escola Sebastião Pedrosa falou em nome dos diretores. “Isto é um marco na educação pública acreana. Em nome dessas sete escolas, afirmo que temos a missão de fazer esse projeto seguir adiante. E caminharemos juntos para que vocês, alunos, tenham um futuro de sucesso”.

Kimberley Bernardo Prudêncio é aluna do segundo ano da escola Sebastião Pedrosa. Ela conta que o modelo inovador será revolucionário. “Estou cheia de boas expectativas, porque isso é indiscutivelmente uma forma melhor de aprendizado. Vai aumentar nosso desenvolvimento. Fazendo com que a gente fique mais autoconfiante, o que ajuda na formação e no conhecimento”, disse a aluna.

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464