Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Esforço do governo do Estado garante abastecimento do Acre em março – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Esforço do governo do Estado garante abastecimento do Acre em março

Cerca de 30 homens do governo do Estado realizam uma grande operação para a travessia de caminhões com mantimentos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Cerca de 30 homens do governo do estado realizam uma grande operação para a travessia de caminhões com mantimentos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Acre vive uma situação delicada com a cheia do Rio Madeira, que inundou mais de oito quilômetros da BR-364 no trecho próximo ao distrito de Jaci-Paraná (RO). A rodovia é a única ligação via terrestre do Acre com o resto do Brasil, por isso, uma situação de isolamento passou a existir para o estado, prejudicando seu abastecimento. Ainda assim, o esforço incansável do governo do Estado possibilita a continuidade no trabalho de abastecer o Acre. Só em março, por meio dessa força-tarefa, entraram no Acre 3.708 toneladas de alimentos e 1,302 milhão de litros de combustível.

foto-fab-voooCoordenada diretamente pelo governador Tião Viana, uma equipe grande de profissionais tem cuidado de toda a logística do abastecimento. São profissionais que têm se dedicado além de sua carga horária, muitos ficando longe de seus lares e famílias para manter o estado em ordem. Só na sala de situação da Defesa Civil, 40 pessoas compõem a equipe de trabalho. No aeroporto de Rio Branco, 35 alunos da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros fazem o serviço junto à Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército. E trabalhando na operação da estrada em Rondônia estão mais 30 pessoas.

Pelo ar e por água

Com a situação de isolamento, o governo federal garantiu total apoio ao abastecimento do Acre, principalmente por voos fretados. Até o dia 2 de abril, foram contabilizados 135 voos da FAB e fretados, transportando 1.194,4 toneladas de alimentos perecíveis, não perecíveis, medicamentos e equipamentos hospitalares.

O sistema de balsas também foi revivido para transportar produtos perante a cheia do Rio Madeira. O gás de cozinha é o que mais tem chegado pelo sistema fluvial no Acre. Já foram quatro balsas de gás – três para Rio Branco e uma para Cruzeiro do Sul -, somando 1.720 toneladas do produto em estado líquido, que foram envazados no próprio estado. Outra balsa está se dirigindo a Rio Branco com mais 450 toneladas do produto, o que garante o abastecimento até o fim de abril.

Também chegaram 800 toneladas de asfalto a Rio Branco por balsa e outra está sendo aguardada com mais três mil toneladas de gás de cozinha.

Atravessando a fronteira

2.240 toneladas de produtos entre farinha de trigo, cimento e hortifrúti já chegaram do Peru (Foto: Arison Jardim/Secom)
Mais de 2.200 toneladas de produtos, entre farinha de trigo, cimento e hortifrúti, já chegaram do Peru (Foto: Arison Jardim/Secom)

Além dos esforços para garantir o abastecimento pelos fornecedores nacionais, o governador Tião Viana também tem olhado para além das fronteiras, mais precisamente para o Peru. Aproveitando a ligação com o Pacífico por meio da Rodovia Interoceânica, o governador tem estimulado os empresários acreanos a comprarem produtos e insumos do país vizinho, com apoio do governo federal, que tem diminuído a burocracia da importação.

Até o dia 31 de março, foi registrado o transporte de 2.240 toneladas de produtos, entre farinha de trigo, hortifrutigranjeiros e principalmente cimento. Para abril a previsão é de 3.632 toneladas de produtos nos mesmos gêneros, além de artigo de limpeza doméstica e material de construção.

abastecimento-acre-marco-thennyson-2

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464