A 13ª Semana Nacional de Museus será aberta na terça-feira, 19, às 10 horas, no Palácio Rio Branco. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o projeto celebra o Dia Internacional de Museus, 18 de maio.
O Ibram é responsável pela realização de eventos em várias cidades do país. A edição 2015, conta com a participação de 1.378 instituições que apresentarão um roteiro de atividades focadas no tema: “Museus para uma sociedade sustentável”.
No Acre, o evento é coordenado pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC), da Fundação Elias Mansour (FEM).
A presidente da FEM Karla Martins participa da abertura que contará com a presença de Rodrigo Forneck, presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), do historiador Dalmir Ferreira e convidados.
“O tema propõe reconhecer que é importante os museus trabalharem o fomento à sustentabilidade, promovendo boas práticas e abrindo espaço para conscientizar às comunidades sobre a importância de se buscar o equilíbrio dos recursos naturais”, comentou Karla Martins.
A programação se estende até o dia 21 deste mês nos espaços de memória: Memorial dos Autonomistas, Casarão, Casa dos Povos da Floresta e Biblioteca da Floresta. A programação envolve palestras, visitas guiadas e oficinas.