O Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 19, no Casarão, o edital do Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Funcultura, edição 2019.
Nesta edição estão disponibilizados 400 mil reais que irão contemplar variados projetos. Desse total 40% estão destinados exclusivamente para projetos dos 22 municípios do estado, e os demais irão contemplar os projetos da capital Rio Branco.
O objetivo do edital é apoiar, por meio de repasse de recursos financeiros do Funcultura, as melhores propostas de caráter cultural. A seleção de projetos será nas áreas de Arte, Patrimônio Cultural e Humanidades, destinados à produção, formação, divulgação, circulação e intercâmbio que contribuam para o desenvolvimento artístico-cultural de todos os municípios do Estado do Acre, ampliando o acesso da população aos bens e serviços culturais, apoiando a produção e a expressão cultural.
“Vamos lutar por mais recursos. Nesse momento precisamos valorizar esses artistas, que esperaram por dois anos esse edital. A educação transforma, mas a cultura é que constrói”, frisou o presidente da FEM Manoel Pedro.
O produtor musical Bala Padula relata a expectativa do seu projeto ser contemplado no edital, o jovem produtor pretende inscrever a gravação do CD da sua banda, e um projeto de seu pai. “Faz um tempo que a gente vem lutando, agora vejo com bons olhos esse edital lançado pela Fundação Elias Mansour, vamos acreditar que dará certo”, comentou Bala Padula.
O lançamento contou com a participação dos representantes do Conselho Estadual de Cultura do Estado, apresentação artística, presença de renomados artistas da cidade e fazedores de cultura, além de representantes do governo como a secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, e a porta-voz do governo, Mirla Miranda.
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser acessado para inscrição e informações pelo link abaixo.
Edital de Fomento e Incentivo à Cultura – 2019