A avicultura é a criação de aves visando a produção de alimentos, especialmente carne e ovos. Esta atividade divide-se em duas áreas que são: avicultura de corte e postura. Em Cruzeiro do Sul, a granja Carijó é a pioneira no ramo avícola.
O governo do Acre, sendo um grande parceiro da agricultura familiar, por intermédio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), realiza continuamente trabalhos de fiscalização, orientação e acompanhamento de agropecuaristas e produtores avícolas. A exemplo disso, a instituição, certificou e regulamentou, pela terceira vez consecutiva, a granja Carijó, sendo esta a principal fornecedora de ovos para a região do Juruá.
“O Idaf realiza um trabalho sério com os produtores. Não medimos esforços garantindo condições salubres para que o produto chegue com qualidade ao consumidor e o consequente desenvolvimento da nossa região”, pontuou Tatiana Oliveira, gestora do Idaf no Juruá.
O consumidor está cada vez mais preocupado com a origem dos alimentos, por isso, saber como é a produção e quais as práticas de criação que são empregadas, visando o bem-estar do animal é um diferencial que a granja Carijó possui para garantir segurança aos consumidores.
“No espaço existem uma série de medidas e cuidados por parte dos produtores, que vão desde as práticas de alimentação até biossegurança. Importa destacar que a criação dessas aves poedeiras capazes de produzir ovos de qualidade requer não só boas práticas por parte do produtor, mas também pesquisa e estudo, além disso, somos gratos ao Idaf, por nos orientar e nos ajudar a melhorar nossas condições de produção”, destacou Ângelo Valente, gerente da granja Carijó.
Atualmente a granja abastece 70% do mercado regional, nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Guajará, Ipixuna e Cruzeiro do Sul. São quase 200 mil pessoas beneficiadas com a produtividade avícola. A capacidade diária de produção é de mais de 162 mil ovos. Aproximadamente 50 famílias são beneficiadas com emprego e renda.