Para garantir a qualidade dos serviços que vêm sendo executados por empresas terceirizadas nas obras da Operação Tapa-Buracos, por meio de uma parceria com a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), a Prefeitura de Rio Branco vem investindo no aprimoramento de seu procedimento de fiscalização in loco, buscando ajuda tecnológica.
A parceira com o Estado permite, durante a intervenção da prefeitura nas vias, a realização de testes com a coleta de amostras que aferem a qualidade da pavimentação ou do solo, evitando problemas futuros que impactam negativamente nos gastos públicos.
É por meio da análise técnica que se detecta a presença de aspectos físicos ou a falta de material necessário para a perfeita execução da obra para o fim que foi planejada. Nesta sexta-feira, 21, a fiscalização da Funtac foi realizada nos bairros Boa União, Estrada do Amapá, Belo Jardim e Morada do Sol.
“Toda obra de engenharia, seja estrada, rodovia ou via urbana, segue um projeto com normas técnicas que determinam a qualidade da obra. A fiscalização in loco permite perceber o que está sendo feito de forma errada, incluindo uma eventual coleta de material para análise”, explicou o coordenador de laboratório do Departamento dos Serviços Tecnólogos da Funtac, Concilio Oliveira.
Morador do bairro Boa União há 26 anos, o aposentado José do Carmo Freitas saiu de casa pra agradecer os serviços de melhorias que vêm sendo executados na sua rua. “Fazia tempo que não via máquinas trabalhando aqui; nossa rua tinha asfalto, mas era antigo e agora estão revitalizando. É bom saber que existe a fiscalização, porque temos a garantia de que o serviço vai durar”, disse.
Já Raimunda Araújo, moradora do Belo Jardim há 23 anos, relata estar feliz em ver que depois de tanto tempo pedindo melhorias para sua rua, finalmente receberá o serviço de pavimentação. “Durante anos isso aqui era só lama no inverno e no verão poeira, não tem quem aguente. Hoje até a fiscalização está aqui verificando se estão trabalhando da forma correta”, observou.