O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), tem trabalhado nesta quarta-feira, 28, em obras no Ramal do Jarinal, localizado no km 72 da Estrada AC-90 (Transacreana), em Rio Branco.
A solicitação tem sido cumprida conforme determinação do governador Gladson Cameli, de atender uma antiga reivindicação dos moradores da estrada vicinal. Na região do Jarinal moram cerca de 80 famílias e a estrada é conhecida por ser um dos principais corredores de escoamento de produtos agrícolas destinados aos mercados da capital.
“Trabalhar para garantir o acesso dos moradores e o escoamento da produção tem sido uma determinação do governo, por isso o Deracre está presente para garantir a execução dos serviços”, enfatizou o presidente da autarquia, Sócrates Guimarães.
O trabalho é feito com recursos do governo federal, no valor total de R$ 94 milhões, destinados para melhoramento de ramais no estado. No total, o pacote de obras beneficia a recuperação de 212 quilômetros, favorecendo mais de mil famílias nos municípios que compreendem as regiões do Alto e Baixo Acre.
O gestor ressaltou que os trabalhadores executam melhoramento da estrada vicinal do Jarinal, com serviços de limpeza de camada vegetal, regularização e reforço do subleito, terraplanagem, drenagem e aplicação de revestimento primário.
Além disso, o Estado avançou com os trabalhos de construção de três pontes que devem trazer melhorias para a comunidade. A execução tem sido realizada com recursos de R$ 1,7 milhão assegurados por meio de emenda parlamentar do senador Alan Rick.
“Com a chegada do verão amazônico, os trabalhos devem ser intensificados. Estamos atuando nas melhorias de acesso da comunidade”, disse.
As intervenções nos ramais visam garantir a trafegabilidade dos produtores agrícolas e o escoamento da produção para os mercados municipais. O Deracre segue avançando com obras em todo o estado.