Uma ação do governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), resultou na recuperação da balsa de acolhimento dos ribeirinhos que fica ancorada no bairro da Base, próximo ao centro de Rio Branco. A embarcação é utilizada para a hospedagem dos ribeirinhos que moram às margens do Rio Acre e durante o período chuvoso ficam impedidos de voltar para a casa.
O trabalho de restauração do “mini-hotel”, como é carinhosamente chamado por seus usuários, passou por várias etapas, desde a troca do madeirame da estrutura até a restauração do casco.
Para Sócrates Guimarães, diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, unidade que dirige a instalação, a embarcação está próxima ao ponto central do comércio acreano, o que facilita a vida dos usuários que vêm à cidade em busca de gêneros de primeira necessidade, bens duráveis e outros.
Guimarães lembra ainda que a embarcação é um ponto de apoio para crianças, idosos, jovens e adultos. “A estrutura não está de todo pronta, mas o governo ainda vai intervir na obra, com alguns ajustes que estão sendo providenciados”, destacou.
Com o auxílio do Estado, o flutuante voltou a cumprir seu papel social. Em visita, o gerente João Barroso Lopes, declarou que cerca de 50 pessoas já estavam utilizando o espaço.
O agricultor João Souza, hóspede da balsa, disse estar satisfeito com as benfeitorias: “Está muito boa a reforma, e fico feliz pela atitude do governo”. Segundo ele, antes as instalações estavam muito precárias.
João Souza contou que desta vez trouxe produtos para vender na cidade, e o local de hospedagem faz com que ele se sinta protegido: “Antes a gente ficava no sol e na chuva, mas agora tem quem cuide das nossas coisas, e a gente pode até sair e voltar, que ninguém mexe. Eu trouxe 28 latas de castanha para vender e com a venda apurei R$ 1.400,00. Para mim ficou bom, pois logo posso voltar para colocação e daqui mais uns dias estarei retornando”.