A atual gestão do governo do Acre está comprometida com políticas públicas de assistência social, garantindo à população acreana a proteção social e o acesso aos direitos cidadãos. Por isso, com um modelo de gestão participativa, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) articula esforços e recursos para o Vale do Juruá.
Na manhã desta terça-feira, 14, em reunião com organizações da sociedade civil (OSCs), o titular da pasta, Lauro Santos, ouviu algumas demandas mais urgentes de instituições da região que prestam atendimento especializado, como o Lar dos Vicentinos, Fundação Betel, Apae e outras. Foram alinhadas estratégias para integrar as ações da iniciativa pública e da sociedade civil, garantindo o atendimento a necessidades básicas da população.
“Estamos muito felizes com a oportunidade de dialogar sobre políticas públicas para dar maior suporte às nossas necessidades. O secretário nos garantiu a resolução dos problemas mais emergentes, e esse apoio do governo é valoroso”, afirmou Peter Roger Santos, representante da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APA).
Já Uvilene Costa, coordenadora da Apae, disse que a notícia da aquisição de novos veículos paras as instituições “é motivo de alegria e satisfação”.
Um dos desafios da secretaria é promover a integração entre os vários segmentos sociais, estreitar diálogos com as instituições e assegurar apoio nas políticas assistenciais, pois as OSCs desempenham funções importantes, tanto na área de assistência social quanto de inclusão produtiva.
“Nosso objetivo é o fortalecimento dessas parcerias, pois sabemos que são serviços de suma importância e que precisam ser bem assistidos. Por isso, anunciei a entrega de novos veículos para as OSCs, com especial esforço para melhorar o trabalho das instituições”, explicou o secretário Lauro Santos.