A pandemia de coronavírus que se expande rapidamente afeta com gravidade os idosos. Preocupado com esse grupo de risco, o Gabinete da Primeira-dama, por intermédio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), realizou nesta segunda-feira, 23, a entrega de kits de sabão em barra e álcool em gel para os idosos do Lar Vicentino Raimunda Odília, o “Lar dos Vicentinos”.
A iniciativa da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, foi de solicitar que a Funtac pudesse produzir e entregar frascos de álcool em gel e sabonetes para que os idosos possam se prevenir do novo coronavírus (Covid-19).
“Como Estado não podemos deixar esses idosos desassistidos. O álcool em gel, utilizado na higienização das mãos, se tornou um produto escasso nas prateleiras de mercados e farmácias. Quando soube que a Funtac poderia disponibilizar esses kits, solicitei que pudessem ajudar esses idosos e procuraremos ajudar mais pessoas em grupo de risco”, explicou a primeira-dama, Ana Paula Cameli.
A maioria das mortes confirmadas por Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), atinge pessoas acima dos 60 anos – com a maior taxa entre pessoas com mais de 80 anos -, com problemas prévios de saúde, como hipertensão e diabetes.
Para o diretor da Funtac, Tom Sérgio, essa é uma oportunidade de ajudar os mais necessitados e essa foi a primeira entrega.
“Parabenizo a iniciativa da primeira-dama e agradeço ao governador Gladson Cameli essa oportunidade de poder ajudar aqueles que mais necessitam. Nesse primeiro momento em parceria com o Gabinete da Primeira-dama foram entregues 75 kits de álcool em gel e sabonetes produzidos pela fundação para o Lar dos Vicentinos”, destacou o diretor Tom Sérgio.
A perspectiva da Funtac é que sejam produzidos 5 mil kits de álcool em gel e sabonetes para serem distribuídos por meio do Gabinete da Primeira-dama.