A Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) e o Instituto Federal do Acre de Xapuri firmaram parceria para fortalecer o turismo local. O acordo assinado entre as instituições define ações que serão executadas no município.
A proposta também visa o estimulo às pesquisas científicas e trabalhos voltados ao resgate cultural e ambiental que resultem no fortalecimento da identidade turística da cidade.
Famoso por suas belezas e as trilhas com circuitos de arvorismo, o Seringal Cachoeira será o ponto de partida das pesquisas, com foco no inventário florestal do local e levantamento do potencial frutífero da região.
“A ideia é recuperar o patrimônio histórico de Xapuri, uma cidade lendária, espaços que possam ser viabilizados novamente com pesquisas e cursos”, frisou Joel Bezerra, diretor do Ifac.
Outro desdobramento importante da parceria serão as qualificações profissionais em gestão ambiental, de negócios, manipulação e produção alimentícia que serão ofertadas pelas instituições.
Diego Rebouças, chefe do Departamento de Turismo da Setul, explica que as ações vão beneficiar a comunidade. “As ações vão desde pesquisas a qualificações profissionais para a comunidade, tanto da área urbana como rural. A proposta é que a comercialização de produtos alimentícios regionais também seja estimulada, fortalecendo a economia do turismo local.”