Mais uma ação contra os ilícitos ambientais e pelo desenvolvimento sustentável. O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), vem estabelecendo o engajamento dos gestores ambientais do Estado e municípios na Rede de Governança, para uma atuação integrada.
O foco da rede é o compartilhamento de informações e planejamento de atividades conjuntas.
Ainda em junho, o governo reuniu gestores municipais no Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Estado do Acre.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, explicou que o objetivo da rede é o nivelamento de informações sobre aspectos-chave da agenda ambiental para que Estado e municípios atuem de forma coordenada frente aos ilícitos ambientais, e as ações de promoção do desenvolvimento sustentável.
“Com a rede, conseguimos ter um maior engajamento entre os gestores, atuação conjunta e unificada nas campanhas de prevenção e combate aos ilícitos ambientais e, além disso, trocar informações sobre a realidade de cada município para vermos como podemos atuar na tomada de decisões em relação a temas prioritários”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente de Porto Acre, Raimundo da Silva Pessoa, falou da importância da união entre Estado e municípios não apenas nesse momento crítico, mas durante todo o ano.
“O trabalho que o governo está fazendo, por intermédio da secretária Julie Messias e do presidente do Imac, André Hassem, em conjunto com os municípios é muito importante, porque não podemos enfrentar sozinhos os problemas, que são o desmatamento e as queimadas. Em Porto Acre só temos a agradecer ao governo, que não tem medido esforços para trazer ao nosso município ações. Estamos levando palestras às escolas, associações, alertando quanto ao fogo zero e é isso, é uma união de esforços”, afirmou.
À frente da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Walter, Zenaide Holanda, enfatizou a importância do encontro entre os gestores, no sentido de apoio do Estado às cidades acreanas.
“Estivemos reunidos em junho, e o evento foi importante para nós, enquanto gestores. A partir daí, começamos a trabalhar de forma mais integrada com os órgãos e instituições que estão nos apoiando, como as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e também toda a equipe de secretários do Estado, que está à disposição, dando suporte no que é preciso”, afirmou.
A atuação dos municípios na educação ambiental, monitoramento e promoção do desenvolvimento ambiental tem se destacado e somado esforços para a manutenção dos recursos naturais.