O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul firmaram uma parceria, na manhã desta segunda-feira, 31, que prevê a inserção de 86 jovens no mercado de trabalho, por meio de bolsas de estágio. O ato foi realizado na prefeitura do município.
O objetivo da ação é tornar jovens aptos a exercer diversas funções e inseri-los no mercado de trabalho. Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, trata-se de um projeto-piloto relevante para esse público. “Estou muito feliz por fazermos parte desta iniciativa, creio que renderá bons frutos”, destacou. O custeio da bolsa será feito pelo governo do Estado.
Caberá à Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizar a seleção e o acompanhamento dos bolsistas.
Para Thawana Rodrigues, de 18 anos, uma das jovens contempladas pelo programa, é uma grande conquista para seu futuro profissional. “Para nós, estudantes, é uma experiência única, pois ao sairmos do ensino médio não estamos preparados para lidar com o mercado de trabalho e a bolsa possibilita esse contato e o aperfeiçoamento profissional”, observou.
O programa vem sendo executado por meio de recursos próprios do Estado, e o projeto foi fruto de uma indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Edvaldo Magalhães.
A representante da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Janaína Terças, parabenizou a iniciativa, salientando que o setor privado pode ajudar também no programa, recepcionando esses jovens em empreendimentos da iniciativa privada.
Ainda durante o encontro, a Seict apresentou seu programa de capacitação profissional, o Polo Digital, que está oferecendo vagas para qualificação de jovens e adultos que visam entrar no mercado de trabalho, com acesso pelo site https://capacitacao.seict.ac.gov.br/.
“Estamos dando oportunidades e ficamos felizes ao ver que esses jovens estão sabendo aproveitar”, afirmou Ney Mazzaro, chefe de gabinete da Prefeitura.