O governo do estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), organizou na terça-feira, 11, um evento com 30 produtores rurais de Acrelândia para consolidar a metodologia e o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar) no Acre. Reunidos na escola João Casimiro, os produtores foram os primeiros a efetuar seus cadastros ambientais, colaborando para a consolidação do sistema.
Para João Paulo Mastrângelo, coordenador do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Acre, o cadastramento foi desenvolvido pelas melhores equipes do país, na Universidade de Lavras (MG), com apoio do Ministério do Meio Ambiente/Ibama, visando a desburocratização dos processos, utilizando um modo de acesso declaratório, semelhante ao da Receita Federal.
Segundo Carlos Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente do Acre, o CAR dará segurança jurídica ao produtor rural e facilitará a disponibilização de recursos e crédito, trazendo ainda elementos para o planejamento da produção. “O Acre não teria o protagonismo no uso da ferramenta não fosse o empenho pessoal do governador Tião Viana, que viabilizou os recursos necessários junto ao Fundo Amazônia/BNDES, agilizando diversos procedimentos com o intuito de apoiar os pequenos produtores do estado”, explica.
Fabiano Bessa de Oliveira foi o primeiro produtor a declarar seu cadastro. Ele avalia que consegue visualizar melhor sua propriedade: “Dá de ver tudo, até o que não sabia que existia, como muitos córregos e igarapés, além do contorno das matas. Com certeza, vou poder melhorar minha produção, sem dever nada ao meio ambiente”, afirma.
O CAR está sendo disponibilizado primeiramente em Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro, tendo previsão para implementação nos demais municípios a partir do mês de maio deste ano.