A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Programa de Imunização do Estado Acre/Farmacovigilância e do Comitê Estadual de Investigação de Evento Adverso Pós-Vacinação contra a Covid-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) promoveu na última sexta-feira, 9, no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco (PS), uma capacitação que teve como público alvo os profissionais das Unidades de Referência da Capital que realizam a vacinação contra Covid-19.
“O foco esteve voltado para o treinamento de profissionais, para identificação de eventos adversos onde a vacina é administrada. Para isso é necessário que os profissionais estejam sensíveis para entender que por se tratar de vacinas novas – algumas têm registro emergencial, outras registro definitivo – precisamos estar atentos a possibilidade de eventos adversos já esperados e eventos adversos inusitados. Dessa forma, esperamos melhorar a vigilância dos eventos adversos pós-vacinação no estado”, destaca a chefe da Rede de Frio Renata Quiles.
Para o manejo apropriado dos EAPV de uma nova vacina é essencial contar com profissionais de saúde sensibilizados e capacitados para identificar esses possíveis EAPVs relacionados às vacinas contra a Covid-19. Ao todo, foram 20 profissionais capacitados no treinamento.
“Nosso objetivo principal, por meio dessa capacitação, é habilitar e treinar pelo menos um profissional de saúde de cada URAP na Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (VEAPV) relacionados à vacinação contra a Covid-19, também no sistema de notificação e-SUS Notifica”, ressalta a coordenadora da Farmacovigilância dos EAPVs do Acre, enfermeira Daíla Timbó.