O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil, na manhã desta sexta-feira, 29, o coronel Sandro Oliveira, estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Acre (Ufac). Acompanhado pelo professor José Roberto Murad, o formando veio apresentar ao governador o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que trata de uma pesquisa voltada para a construção de pontes de bambu no estado.
O acadêmico explicou que a ideia é aliar a questão da predominância do bambu no Acre à viabilidade econômica, ambiental e social, para trabalhar projetos de pontes que atendam os ramais no interior do estado, onde há dificuldades para levar materiais tradicionais de construção, como concreto, brita, aço e cimento.
“Esse trabalho foca na questão da viabilidade, onde vamos pegar alguns modelos, protótipos de pontes já feitas em outros países, e tentar fazer uma projeção aqui para o estado. Seria um estudo dentro desse método construtivo atual, para averiguar se esse tipo de projeto é viável economicamente, socialmente e ambientalmente”, explicou Oliveira.
A pesquisa deve ser concluída em seis meses, e toda a parte de orientação será feita pelo professor Murad, que é mestre e doutor nesse campo, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
“Nesse trabalho, eu estarei orientando o Oliveira a respeito de pontes estruturadas em bambu. Esse é um trabalho propício para a região, já que temos a maior floresta nativa. Aqui, viemos discutir com o governador quais são as necessidades do estado e, nesse sentido, focarmos uma pesquisa fundamentada em soluções”, disse Murad.