Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Estudantes vivenciam práticas gastronômicas no Sabor e Saber – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Estudantes vivenciam práticas gastronômicas no Sabor e Saber

Os alunos participaram do processo de elaboração da receita da moqueca de pirarucu (Foto: Angela Peres/Secom)
Os alunos participaram do processo de elaboração da receita da moqueca de pirarucu (Foto: Angela Peres/Secom)

Um grupo de alunos de escolas da Cidade do Povo e do Instituto Dom Moacyr (IDM), vivenciou práticas de gastronomia com a oficina “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado”, ministrada pela chef Mara Alcamim, do Restaurante Univeral Diner, em Brasília (DF), na manhã desta quarta-feira, 9.

A formação faz parte do roteiro de atividades do Sabor e Saber – Encontro de Gastronomia no Acre promovido pelo governo do Estado e Sistema Fieac com o objetivo de incentivar o setor.

Idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, o encontro se estende até sexta-feira, 11. As oficinas ocorrem na Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao Quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

Mara Alcamim apresentou os condimentos e especiarias do Cerrado como o cajuzinho, a geleia de pimenta, o pequi e outros (Foto: Angela Peres/Secom)
Mara Alcamim apresentou os condimentos e especiarias do Cerrado como o cajuzinho, a geleia de pimenta, o pequi e outros (Foto: Angela Peres/Secom)

Mara Alcamim iniciou a oficina expressando aos alunos sua admiração pelo que viu ao visitar os mercados de Rio Branco e os empreendimentos Peixes da Amazônia e Frigorífico Annasara. O roteiro de visitas foi para estimular o intercâmbio entre os territórios gastronômicos do Acre e do Cerrado.

“Parece que estou há um mês no Acre. Vi as bananas mais lindas, comprei todos os estoques de pimenta e descobri várias coisas legais que a gente desconhece. O que vocês têm aqui é um rico tesouro a ser desbravado. Isso tudo só é possível porque o governo incentiva a produção do pescado, cordeiro, suíno e outros com uma política espetacular”, disse a chef aos alunos.

Formação

Marlúcia Cândida falou aos alunos sobre o caminho promissor da gastronomia na formação de jovens.

“Vocês estão aqui hoje para aprender um novo conhecimento. Queremos mostrar   que a gastronomia é um setor importante no mercado. Um grande chef e cozinheiro tem cada vez mais valor e espaço. A Escola de Gastronomia está onde vocês residem. Que essa experiência marque um início de nova jornada para todos”, disse.

Receitas de mãe e avós para filhos

Durante a formação os alunos foram relatando suas experiências com a gastronomia. A maioria falou sobre suas aventuras no universo das panelas com alegria e amor. Muitos sabem fazer receitas simples ensinadas de mães e avós para filhos. Nos relatos, uns querem transformar o interesse pela cozinha em profissão e outros como hobby.

A oficina seguiu com a prática e elaboração da receita da moqueca de pirarucu. Os alunos participaram de todo o processo. A chef apresentou os condimentos e especiarias do Cerrado como o cajuzinho, a geleia de pimenta, o pequi e outros. Ao final, foi feita a degustação do prato.

Para Amanda Reatequim Costa, 15 anos, a gastronomia não é algo desconhecido. Ela ama elaborar receitas e ajuda sua mãe que é cozinheira na barraca onde comercializa produtos para manter a família. A estudante falou que o curso foi um rico aprendizado sobre a gastronomia acreana.

“Admiro muito a gastronomia e é algo que vivo dentro de casa. Agora vou dar mais valor sabendo que temos essa riqueza. Convidei a Mara pra ir comer a rabada que minha mãe faz”, disse.

Sabor e Saber tem o apoio do Deck Fresh Food & Lounge, Supermercados Araújo, gabinete da primeira-dama e Prefeitura de Rio Branco.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464