O dia 21 de junho será histórico para os acreanos. Nessa data, a Tocha que simboliza os Jogos Olímpicos Rio 2016 passará por diversos locais de Rio Branco, deixando o espírito de paz, união e amizade para a população.
Ao todo, 120 pessoas farão o revezamento por 24 quilômetros da capital. Para celebrar o momento, artistas acreanos estarão espalhados por pontos onde a chama passará, como o Mercado do Rui Lino, a Praça da Betel e da Semsur, o Skate Park, a Praça da Revolução, o Palácio Rio Branco, a Praça da Juventude, o Mercado Velho e a Gameleira, local que finalizará o tour da tocha.30
A escolha dos participantes dos eventos culturais foi feita a partir de um edital aberto pelo Ministério da Cultural, que liberou verba para 19 cidades brasileiras, incluindo o Acre. O processo de seleção contou com apoio da Fundação Garibaldi Brasil.
Os artistas tinham que se encaixar em categorias musicais, bloco carnavalescos e fanfarra, roda de capoeira, grupos de dança e teatro, pintura de mural ou grafite, performance, técnicas mistas e desenhos.
“Essa é uma forma de valorizar os artistas que temos no estado e mostrar um pouco da nossa cultura, já que nesse dia teremos todos os olhos do mundo voltados para o Acre”, destaca a diretora-presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins.
A Tocha Olímpica chegou ao Brasil no dia 3 de maio, e começou o revezamento da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. São 95 dias de tour pelo país, e mais de 12 mil condutores carregarão o símbolo.
A última parada será no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, onde a Pira Olímpica será acesa no Estádio do Maracanã.