Ocupantes de cargos em comissão que tiveram seus vínculos empregatícios encerrados no fim de 2018 já podem emitir o informe anual de rendimentos, a Cédula C, no Portal do Contracheque. O documento é necessário àquele contribuinte que precisa enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) à Receita Federal.
Para imprimir ou salvar a Cédula C, o interessado deve acessar o endereço eletrônico www.contracheque.ac.gov.br e clicar na aba “Ex-servidor?”, localizada na parte inferior direita do portal. Na página seguinte serão solicitadas duas informações pessoais, CPF e matrícula do trabalhador. A confirmação desses dados autoriza a exibição do informe de rendimentos.
Os ex-servidores que não conseguirem acessar a Cédula C pela internet podem procurar os setores de Recursos Humanos das respectivas secretarias, departamentos, institutos ou fundações públicas onde eram lotados.
A DIRPF 2019
O prazo para acertar as contas com o Leão teve início na última quinta-feira, 7, e se estende até o dia 30 de abril. Está obrigado a declarar quem obteve em 2018 rendimentos superiores a R$ 28.559,70. Os que não enviarem a declaração dentro do prazo estarão sujeitos a multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do valor do imposto devido.
No último balanço divulgado, quase um milhão de contribuintes já tinham enviado a DIRPF ao banco de dados da Receita Federal. A expectativa é de que pelos menos 30 milhões de declarações sejam entregues até o fim de abril.
As declarações podem ser preenchidas e enviadas pelo programa gerador da DIRPF 2019, aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones ou por meio de certificação digital no site da Receita.