Entre sexta-feira, 25, e quarta, 30, a Colômbia conhecerá a história e cultura acreana. Após 40 dias de viagem, desde Bogotá, a Expedición Brasil 2014, da rede de televisão colombiana RCN, chegou ao Acre, por Assis Brasil. Com transmissões direto do estado, todos os dias às 12 horas, a equipe apresenta matérias e chamadas sobre as reportagens feitas no local.
A Expedición pretende fazer uma viagem por terra a partir de Bogotá, capital colombiana, até o Rio de Janeiro, sede da final da Copa do Mundo de 2014. O projeto faz a promoção de uma rota alternativa para que os quase 60 mil colombianos que já têm ingresso para o campeonato mundial venham ao país e possam conhecer os atrativos turísticos ao longo do caminho.
“Estamos mostrando as coisas mais belas de cada região”, diz a apresentadora Melissa Martinez, em frente à Casa de Chico Mendes, em Xapuri, momentos antes de iniciar a transmissão a Bogotá. “É a primeira vez que venho ao Brasil por este lado do país. É uma outra beleza vir por terra, podendo admirar a paisagem”, sugere a apresentadora.
Segundo a secretária estadual de Turismo, Rachel Moreira, a cobertura da RCN Televisión significa a consolidação da Rota do Pacífico, com entrada ao Brasil pela Estrada Interoceânica. Entre outras possibilidades de entrada no país, como Mato Grosso, Amazonas ou Roraima, o Acre foi escolhido para fazer parte dessa viagem, que percorrerá mais de dez mil quilômetros.
Após apresentar a fronteira de Assis Brasil com a cidade peruana de Iñapari, depois Brasileia e Xapuri, com a história de Chico Mendes, a equipe permanecerá em Rio Branco por quatro dias. Serão transmissões ao vivo e divulgarão matérias contando como o Acre se formou e tem se transformado em um estado comprometido com a natureza e o bem-estar de seus cidadãos e turistas.