As mulheres titulares dos lotes do III Polo de Hortaliças, localizado a 20 quilômetros de Rio Branco, comemoraram na manhã desta quarta-feira, 11, a assinatura de convênios que permitirão acesso a linhas de crédito.
Elas serão beneficiadas pelos programas do governo federal Fomento Mulher e Apoio Inicial, executados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O Fomento Mulher é voltado à implantação de projeto produtivo sob a responsabilidade da mulher titular do lote. A iniciativa integra o ciclo de instalação, primeira fase da rota de crédito da reforma agrária e apoia os projetos de segurança alimentar até R$ 3 mil. Investir em quintais e potencializar a produção das trabalhadoras assentadas é o objetivo desta linha de crédito.
Maria Nelci Alves da Silva, presidente da Associação Nove Irmãos, diz que entre os planos do grupo está o investimento em projetos de horticultura, plantação de milho, criação de pequenos animais, produção de doce e artesanato.
“Trabalhamos cultivando hortaliças, e queremos diversificar a atividade. Esse benefício irá trazer melhoria na produção e estimular a independência financeira das mulheres assentadas”, destacou Maria Nelci.
O Crédito de Apoio Inicial irá beneficiar nove famílias que residem no local. Ele é destinado a apoiar a instalação e aquisição de itens de primeira necessidade e equipamentos para dar início à fase produtiva.
Idésio Franke, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), frisou que as modalidades de crédito vão tornar possível a realização do sonho de famílias assentadas no estado.
“Essas políticas de crédito permitem a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais”, pontuou.