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Feijó está entre as cinco finalistas da etapa nacional do Prêmio de Gestão Escolar – Noticias do Acre
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Feijó está entre as cinco finalistas da etapa nacional do Prêmio de Gestão Escolar

Aulas diferenciadas permitem a utilização de novos recursos para o ensino (Foto: Odair Leal/APN)
Aulas diferenciadas permitem a utilização de novos recursos para o ensino (Foto: Odair Leal/APN)

Na lista dos vencedores da etapa estadual do Prêmio de Gestão Escolar, o primeiro lugar foi conquistado por uma escola de Feijó. A comemoração se estendeu com a vitória da Escola Estadual Nanzio Magalhães também na etapa regional. A 16ª edição do prêmio teve quase oito mil inscrições e o Acre está entre as cinco finalistas da etapa nacional.

Fundada há 21 anos e distante pouco mais de 340 quilômetros da capital acreana, a escola possui 18 turmas e 55 funcionários. O desenvolvimento do aprendizado do sexto ao nono ano tem seu êxito registrado em avaliações internas e externas, como o aumento de 0,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Outra conquista é a redução da taxa de evasão a zero. “Os nossos resultados são animadores. Estamos desenvolvendo acompanhamento diário, formações continuadas e realizando direcionamentos no planejamento para que tudo se consolide”, afirma a diretora Gianny Carvalho.

O desafio também envolve organização, infraestrutura, gestão pedagógica e financeira. A coordenadora de ensino, Marilva Silva, ressalta que as reuniões, o planejamento participativo e a comunicação com as famílias completam os procedimentos da direção premiada.

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Aulas diferenciadas

Ao percorrer os corredores da escola é fácil encontrar aulas envolvendo dinâmicas desenvolvidas com os estudantes. No pátio, o professor de matemática aplicava, no contraturno, jogos de raciocínio lógico, como xadrez, dama e dominó.

Na aula de ciências ouvia-se o ensaio de uma paródia sobre o lixo com a música “Ai se eu te pego”, sucesso musical em 2012. Nos espaços verdes, canteiros de jardinagem, frutos de projetos artísticos desenvolvidos com diferentes turmas.

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O progresso dos resultados em avaliações são resultados dos trabalhos em sala de aula (Foto: Odair Leal/APN)

“A gente vem se dedicando com empenho para obter bons resultados”, destaca a professora de história, Juliana Lemos. O professor de língua portuguesa, João Ronaldo Castro reforça: “A equipe está comprometida em desenvolver capacidades dos alunos”.

E são as aulas diferenciadas a maior qualidade da escola também para a aluna Geovana Cordeiro do 7º ano: “A gente participa de várias atividades que dão mais vontade de estudar, como gincanas, festival de talentos e interclasses”.

O incentivo a boas práticas pela gestão escolar é fomentado pela iniciativa Educadores do Brasil, por meio da premiação realizada pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e parceiros.


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