A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), em parceria com o Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), iniciaram nesta sexta-feira, 29, o projeto Cine Socioeducativo que proporcionará sessões de cinema e de teatro aos socioeducandos de todas as unidades da capital.
A primeira sessão, que ocorreu no Cine Teatro Recreio, contemplou os adolescentes internos do Centro Aquiry com o filme nacional “Cabras da Peste”, do diretor Vitor Brandt.
O diretor presidente do ISE, coronel Mário Cesar Souza de Freitas, destacou a elaboração do plano de segurança para que os socioeducandos pudessem participar do evento fora do abrigo. “Temos a certeza de que tudo correrá dentro do planejado”, diz o coronel.
Abrir as portas do Cine Teatro Recreio para esse público específico é um grande desafio que requer o esforço e a disposição de todos os envolvidos. “Todos os nossos adolescentes têm o perfil de vulnerabilidade social, com idades que vão de 14 a 19 anos e a maioria nunca entrou sequer num cinema. Deixar os centros e participar dessas atividades passa a ser uma grande oportunidade de acesso à cultura”, comenta a diretora do Centro Mocinha Magalhães, Lorrane Garcia.
Antes de iniciar a sessão, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, fez questão de dar boas vindas aos adolescentes, aos agentes e a toda equipe técnica do ISE. Em sua fala, destacou que como professor, sempre defendeu a educação como a melhor forma de transformar as pessoas. “Tivemos a alegria de receber esses jovens, em parceria com o ISE, para proporcionar esse acesso ao cinema e ao teatro. É uma forma de contribuir para mudanças de comportamentos, de pensamentos, e de vidas”, assinalou Kinpara.