A história dos povos indígenas do Acre é marcada por lutas e conquistas. O estado concentra 15 etnias em 34 terras indígenas (TI), distribuídas entre 11 dos 22 municípios acreanos, que correspondem a 14,8% do seu território.
Inseridos no aparelho do governo por meio da Assessoria de Assuntos Indígenas, diretamente ligada ao gabinete do governador Tião Viana, os índios têm reafirmado e celebrado sua cultura.
Em 2016, o Acre avançou na promoção de festivais indígenas, principal evento realizado para promover a tradição, cultura, espiritualidade e expressões das etnias. Foram 11 eventos realizados nas regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira.
As festividades contam com o apoio do governo do Estado, que dá o suporte de infraestrutura necessário para que turistas participem dos eventos, que potencializam o ecoturismo na região.
Para o assessor indígena do Estado Zezinho Yube, os festivais são importantes, pois, a partir deles, veem-se o encontro e a união dos povos indígenas da região e também de outras regiões.
“O fortalecimento cultural é muito forte, já que o evento reúne dança, culinária, bebidas, pajelanças e outras atividades relevantes do nosso povo”, observa o gestor.