Um dos mais promissores festivais da América Latina, o Festival Pachamama – Cinema de Fronteira teve início na noite de domingo, 22, em evento realizado no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.
As atividades de abertura do Festival contaram com apresentações musicais de Leila Hoffmann, que abriu o show com homenagem ao estado de Minas Gerais, e da banda boliviana Mentes Ociosas.
Houve, ainda, a exibição do filme colombiano “O Abraço da Serpente”, que representa o país na corrida ao Oscar como melhor filme em língua estrangeira. O evento finalizou com coquetel peruano oferecido pelo Consulado Geral do Peru em Rio Branco.
A solenidade contou com a presença do diretor do Festival, Sergio de Carvalho, diretora-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, secretária de Comunicação, Andréa Zílio, secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, e do representante da Secretaria de Cultura de La Paz (Bolívia), Fernando Esteves.
O Festival terá uma semana de duração, com encerramento no dia 28 de novembro. Entre a grade de programação estão palestras, mesas-redondas e cursos ministrados por alguns nomes consagrados do cinema latino, como Lisandro Alonso, conceituado cineasta de Buenos Aires, Diego Lere, crítico de cinema de importantes periódicos de Buenos Aires e internacionais, e Chico Dias, ator do cinema e televisão brasileira, entre muitos outros.