Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Força-tarefa contra o fogo chega à comunidade rural de Rodrigues Alves – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Força-tarefa contra o fogo chega à comunidade rural de Rodrigues Alves

 

Para chegar até a comunidade a primeira parte da viagem dura uma hora de carro em ramal (Foto: Leônidas Badaró)
Equipe da Seaprof percorre Rio Juruá para chegar ă comunidade e discutir combate ao fogo e ao desmatamento (Foto: Leônidas Badaró)

A equipe da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) visitou no último domingo, 12, o Projeto de Assentamento Pavão, localidade com grande número de queimadas nos últimos anos, com objetivo de coibir o uso do fogo e o desmatamento junto à comunidade.

Para que isso aconteça, é feito um mapeamento dos locais com maior incidência das duas práticas danosas ao meio ambiente, para que equipes se desloquem até as comunidades.

E chegar até a comunidade não foi fácil. A primeira parte da viagem é feita de carro. São 36 quilômetros de ramal em uma viagem que dura cerca de 50 minutos. Depois, é preciso singrar as águas do Rio Juruá por uma hora. E para chegar ao destino final ainda são necessários 40 minutos de caminhada.

“A determinação do governador Tião Viana é de que não importam a distância nem as dificuldades. Estamos aqui para oferecer a parceria do governo com a mecanização agrícola, a tecnologia e o fortalecimento de outras práticas sem, a necessidade de queimar ou derrubar para produzir”, afirma Glenilson Figueiredo, titular da Seaprof.

Ouvir a comunidade

Além de discutir o combate ao fogo e ao desmatamento, a reunião também é uma oportunidade para que a comunidade possa expressar as principais dificuldades na área produtiva. “Essa visita é muito importante para a gente ouvir do governo como a gente pode ser ajudado”, destaca o produtor rural Juscelino da Silva.

Depois do ramal e rio, são mais 40 minutos de caminhada até o Projeto de Assentamento Pavão em Rodrigues Alves (Foto: Leônidas Badaró)
Depois do ramal e do rio, são mais 40 minutos de caminhada até o Projeto de Assentamento Pavão, em Rodrigues Alves (Foto: Leônidas Badaró)

Morador da região há 48 anos, Francisco Santana ficou animado com o encontro. “Estamos com esperança de melhorias para nossa comunidade. O que a gente quer é produzir e melhorar de vida”, disse.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rodrigues Alves, Marcos Lima, representa a entidade com mais de dois mil produtores associados.

Marcos elogiou a iniciativa do governo. “Estou dando os parabéns. Andar o tanto que a gente andou para chegar até uma comunidade pequena como esta não é para qualquer um. Essa humildade e compromisso animam a gente, por ter a certeza de que os nossos produtores vão ter cada vez mais apoio”, destaca.

Como encaminhamento do encontro, representantes da comunidade do Polo de Assentamento Pavão se reúnem nesta quarta-feira, 15, no escritório da Seaprof em Rodrigues Alves, para o início do planejamento de investimentos na comunidade.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464