Para preparar os professores que têm interesse em participar da próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que ocorre em 2016, está sendo realizada no Centro de Referência e Inovações para Educação (Crie) até quarta-feira, 29, a formação com mais de 50 funcionários das redes estadual e municipal de educação do Acre.
A competição é bianual, sendo o concurso propriamente dito nos anos pares. Já nos anos ímpares, formações são realizadas para que os formadores repassem os conteúdos que se alinham com os trabalhos da olimpíada, que incluem revisões de gêneros textuais e sequencial didático na sala de aula.
Denise Teixeira, formadora convidada do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec-SP), revela que o processo nestes três dias de atividades é importante para garantir o bom acompanhamento realizado pelos professores. “O Estado está bem alinhado.”
Michael Alves, formador da rede estadual de Senador Guiomard, explica que a troca de experiências, assim como o contato com educadores como Denise, apenas fortalece o trabalho a ser realizado antes da próxima OLP.