Aos poucos a piscicultura no Vale do Juruá vem mudando as perspectivas das famílias da região. Em visita a Cruzeiro do Sul na última semana, o governador Tião Viana, acompanhado pelo gestor da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, e pelo diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), Inácio Moreira Neto, declarou que a inauguração do frigorífico de pescado da cidade está prevista para maio deste ano.
Em 2014, o governo inaugurou o Centro Tecnológico de Produção de Alevinos, com capacidade anual de até cinco milhões de alevinos com qualidade. Sob modelo de parceria público-privado, o empreendimento recebeu investimentos totais de R$ 7,9 milhões. Agora, o frigorífico é a aposta dos piscicultores, já que vai absorver toda a produção.
“É uma nova realidade econômica e industrial para o Juruá”, resumiu Fernando Lima, ao falar da obra que segue a todo vapor, gerando 30 empregos diretos no momento. Quando entrar em operação, a estimativa de geração de empregos diretos e indiretos passa ao total de 700. O frigorífico terá capacidade de processar até sete toneladas por dia.
Entre obras e equipamentos contratados, os investimentos se aproximam de R$ 10 milhões.