O Frigorífico de Exportação de Suínos Dom Porquito já está em obras na cidade de Brasileia. E nesta sexta-feira, 27, o governador Tião Viana foi testemunha de mais um passo dos sócios da empresa em torná-lo o mais moderno frigorífico do Brasil, desde que a Dom Porquito e o Banco da Amazônica assinaram um financiamento de R$ 26 milhões para a conclusão das obras até dezembro de desse ano. A previsão de funcionamento está prevista para janeiro de 2015.
O governo do Estado também tem financiado através da parceria público/privada o ambicioso projeto de suinocultura na região do Alto Acre. Incentivando os produtores na criação dos animais e instalando modernos galpões de engorda, o frigorífico é a última etapa deste projeto, que colocará o Acre como centro de exportação de suínos.
A fábrica terá capacidade de abater 900 animais por turno. Ela será 100% automatizada e gerará 500 empregos diretos. A ideia é aproveitar a Rodovia Interoceânica para exportar para Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Honk Kong.
Segundo o diretor da Dom Porquito, Paulo Santoyo, a empresa inclusive já tem contrato estabelecido com o mercado peruano, que encomendou quatro caminhões de carcaça fresca de suínos por mês para Lima. “Esse Estado cresce, caminha e avança porque tem um governo de coragem. O Acre que nunca produzia está ficando para trás”, conta Paulo.
Ao todo, o projeto de suinocultura em todo o Acre já tem passado de R$ 70 milhões em investimentos.