Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Fundação de Amparo à Pesquisa detalha editais para que pesquisadores acessem recursos voltados à ciência no Acre  – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
desenvolvimento

Fundação de Amparo à Pesquisa detalha editais para que pesquisadores acessem recursos voltados à ciência no Acre 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) apresentou, nesta quinta-feira, 18, em Rio Branco, os editais do programa Pró-Infra da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O evento teve como público-alvo instituições de ensino superior de pesquisa e empreendedores que buscam apoio financeiro por meio dos editais.

O valor disponível para pesquisas este ano é de R$ 1,2 bilhão para todo o país, em recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). No evento, a Finep detalhou os critérios para ter acesso a esses recursos.

Fapac reuniu pesquisadores para detalhar editais de pesquisa. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

O recebimento de propostas tem início em fevereiro e vai até abril de 2024. O valor destinado ao Acre vai depender das propostas, mas, segundo o presidente da Fapac, Moisés Diniz, para a Região Norte, serão destinados R$ 400 milhões.

“O recurso vai depender da mobilização das instituições; vai-se apresentar um projeto de instalação, renovação ou modernização de um laboratório para que esse recurso possa ser acessado e, com isso, queremos montar um banco de excelência”, disse.

O objetivo dos editais é fortalecer os centros de pesquisa científica e tecnológica, aliando o financiamento à implantação e melhoria de sua infraestrutura a projetos de pesquisa que necessitem dela para seu desenvolvimento, em cinco áreas temáticas: transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa.

Evento reuniu principais atores de pesquisas desenvolvidas no Acre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Além disso, tem o intuito de fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa e proporcionar condições para o crescimento e a consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas regiões onde é realizada.

O titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, reforçou que incentivos como esse são fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado. O gestor aproveitou o evento para lembrar os esforços destinados à implantação do parque tecnológico.

“Houve uma cadeia de eventos, aprovação da lei, criação do conselho, a reestruturação da Fapac com o fundo estadual de pesquisa. Feito isso, o trabalho agora passa a ser a gente articular os atores para a captação de recursos”, relatou o secretário.

No evento, a Finep explicou os critérios para ter acesso aos recursos. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Disseminar conhecimento

Herika Montilha, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal do Acre (Ifac) parabenizou a iniciativa do Estado e parceiros de disseminar o conhecimento necessário para que os pesquisadores e empreendedores do estado tenham acesso aos recursos.

“A gente precisa muito desses incentivos, porque temos dificuldades estruturantes que outras regiões não têm. A gente tem dificuldade de acesso a logística, de comprar insumos e materiais de pesquisa e paga caríssimo em fretes, insumos, e a maioria desses laboratórios não são daqui”, destacou.

Shirley Marçal, coordenadora de Inovação Tecnológica da Fapac, explica que, mesmo durante o período de férias, a fundação acionou o banco de dados de pesquisadores para que pudessem ter acesso a essa informação.

Shirley Marçal abordou a importância de se falar sobre as peculiaridades de pesquisas no Acre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

“Sabemos da importância de acessar esses recursos e precisamos criar essa cultura nos nossos empreendedores, nos nossos pesquisadores. Temos pesquisadores de Cruzeiro do Sul, de Feijó, Tarauacá, Xapuri e Sena Madureira, e essas pesquisas desenvolvidas aqui são fundamentadas, voltadas para a comunidade; então a chance de o nosso Acre ser contemplado com parte desse recurso é gigante”, enfatizou.

A coordenadora também enfatizou que o cenário hoje no estado é de avanço e que é necessária a união de todas as instituições para que o reflexo seja positivo ao longo dos anos.

“Foi um trabalho muito árduo chegar nesse momento em que estamos. A gente precisa melhorar bastante, mas o que já temos hoje é muito importante, porque temos o governo do Estado voltado para essa temática, temos a secretaria, temos a Fapac de mãos dadas com outras instituições e parceiros que entendem essa necessidade”, afirmou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464