A saúde acreana, por meio dos seus profissionais, tem lutado arduamente para aumentar o fluxo do diagnóstico da Covid-19, e o Centro de Infectologia sediado na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) faz parte dessa batalha em favor da vida. Nesta segunda-feira, 5, os gestores da Fundhacre se reuniram para homenagear os profissionais do Laboratório Mérieux, que atuam há mais de um ano na unidade.
“Passamos por adversidades no início de 2020, naquele tempo, domingos e feriados eram destinados ao laboratório, pois tínhamos medo de infectar nossas famílias e colegas de trabalho, por isso, a equipe decidiu passar o maior tempo no laboratório, nesse período só éramos voluntários e estudantes de mestrado e doutorado. Atualmente a equipe continua trabalhando em projetos e venceu muitos obstáculos decorrentes da infecção do coronavírus, já que temos o apoio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)”, relata a coordenadora administrativa do Mérieux, Aglanair Ferreira.
O Centro de Infectologia Charles Mérieux possui um laboratório com tecnologia avançada e que auxilia eficazmente em pesquisas e diagnósticos de várias doenças.
Os serviços no centro são executados por uma equipe multiprofissional, composta por biomédicos, farmacêuticos e biólogos. Os servidores atuam na unidade desde o início da pandemia e se dedicam juntamente com o governo do Acre para prestar assistência à população acreana. “Homenageamos os profissionais da saúde que tanto se empenham para salvar vidas. Nossa missão é oferecer aos pacientes um diagnóstico adequado e que possa ajudá-los a enfrentar a Covid-19”, diz a enfermeira Alesta Costa.