Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Fundo de investimento Kaeté consolida parceria com o Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Fundo de investimento Kaeté consolida parceria com o Acre

Luis Fernando Laranja explica o conceito inovador do fundo de investimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Luis Fernando Laranja explica o conceito inovador do fundo de investimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Além da preocupação de como assegurar que os países baseados em economias altamente poluentes mudem hábitos, outro tema em debate durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21) foi como assegurar crescimento econômico aliado à preservação ambiental.

Um dos caminhos propostos são os fundos de investimento que gerem lucro e, ao mesmo tempo, causem impacto social e ambiental positivo. Uma das apostas do governo do Acre nesse sentido são os investimentos em pequenas e médias empresas, com potencial de crescimento e que tenham impacto social e ambiental positivos nas comunidades e regiões de atuação.

Um exemplo recente é a parceria com a Kaeté – Fundo de Investimento em Participações em Empresas Sustentáveis na Amazônia. O sócio-diretor da empresa, Luis Fernando Laranja, esteve na França e, em programação realizada pelo estado do Acre para convidados de diversos setores e organismos nacionais e internacionais, apresentou os primeiros resultados dessa relação de três anos.

Secom_Acre_GM0812150001

“Demonstramos, com parcerias como esta, que o Acre está articulado, está com interface sólida e dando exemplo para aqueles que acreditam que é possível conservar e desenvolver”.

governador Tião Viana na COP21



Secom_Acre_GM1012150035

Luis Fernando Laranja / Sócio -diretor da Kaeté

“Os investimentos buscam alavancar esses negócios que têm impactos positivos do ponto de vista social e ambiental. Esse é um modelo inovador, que está inserido no mecanismo que se convencionou chamar de investimento de impacto”. 

Desde que o fundo começou a operar prospectou diversas empresas na Amazônia legal. O alvo são os segmentos de florestas nativas ou plantadas, energia renovável, agricultura, piscicultura, saneamento e logística.

Três empreendimentos de grande porte, que buscam qualidade competitiva, estão instalados no estado. São eles: Peixes da Amazônia, Acreaves e Dom Porquito. “São produtos com rentabilidade competitiva com qualquer outro investimento no mercado tradicional, mas que, ao mesmo tempo, geram externalidades em termos de impacto social e ambiental relevantes”, destacou o sócio-diretor da Kaeté.

Agricultura familiar consorciada à criação e abate de aves

Criada em 2004, a Acreaves foi uma das primeiras iniciativas para dinamizar a economia da região do Alto Acre, criar uma alternativa de renda para os agricultores familiares e fomentar uma atividade que não promovesse o desmatamento. A capacidade de abate chega a 20 mil frangos por dia.

Piscicultura com alta tecnologia e mercado assegurado

Foram empregados R$ 15 milhões no projeto de piscicultura do Acre. Apesar da vasta costa atlântica brasileira, os dados de 2014 indicam que 70% do pescado consumido no país é importado. Prova de que há mercado para a cadeia produtiva da piscicultura no estado.

Para fomentar esse novo momento da atividade, foram construídos tanques nas propriedades da agricultura familiar, treinamento e disseminação de técnicas para diversas comunidades, associações e cooperativas. A cadeia produtiva se consolida com a fábrica de ração, tanques de alevinagem.

Fomento à suinocultura

A produção de suínos em parceria com pequenos e médios produtores integrados são outra recente experiência no estado. O sumário do investimento é de R$ 5 milhões é recente. A estrutura da Dom Porquito ,  engloba uma UPL (Unidade Produtora de Leitões), galpões de engorda (em parceria com diversos agricultores familiares) e um moderno frigorífico.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464