Em sua quarta edição, o Congresso Internacional de Fitocosméticos e Fitoterapia reuniu o setor industrial de diversos países entre os dias 4 e 8 deste mês, na Guatemala.
Para apresentar os projetos que vêm sendo desenvolvidos no estado na área, a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) participou do evento e foi elogiada pelo trabalho realizado junto às comunidades extrativistas.
Segundo a diretora-presidente da Funtac, Silvia Basso, foi uma oportunidade de mostrar mais uma vez a biodiversidade do estado, bem como da evolução de pesquisas que levaram à produção de cosméticos a partir de óleos vegetais.
“Apresentamos três trabalhos que a Funtac desenvolveu com cooperativas e comunidades extrativistas, e uma explanação mais detalhada foi feita sobre o óleo trifásico de buriti. O que nos deixou muito felizes foi ver o reconhecimento dos participantes sobre a qualidade do que vem sendo trabalhado no Acre. Prova disso foi a escolha de uma das nossas pesquisas para ser publicada em um periódico internacional”, comentou.
O próximo congresso para debater os últimos avanços da investigação científica e a aplicação de normas regulamentadoras será realizado no Brasil, e a Funtac já foi convidada a integrar o Comitê Científico Internacional.
“O motivo desse convite se deu pelo diferencial do trabalho integrado com as comunidades, o que tem sido uma das políticas adotadas pelo governo do Estado e vem dando certo”, acrescentou.
Entre os dias 2 e 4 deste mês, a Funtac também participou no Rio de Janeiro da quinta edição do Green Rio, reconhecido como plataforma de negócios dos produtos orgânicos e sustentáveis. A convite do Sebrae Acre, foram expostos insumos e cosméticos artesanais produzidos no estado.