A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) está apresentando os projetos que são desenvolvidos na instituição em um estande na Expoacre 2015. A feira, realizada no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, iniciou neste sábado, 25 e encerra no domingo, 2 de agosto.
Um dos projetos exposto é o Pequenos Objetos de Madeira. Desenvolvido pela Indústria Florestal Integrada (IFI) da Funtac, localizada em Porto Acre, com os resíduos florestais de áreas de manejo.
O objetivo do programa é demonstrar a viabilidade econômica dos produtos desenvolvidos com a madeira caída ou madeira morta, agregando valor a matéria prima e, fortalecer a cadeia produtiva de pequenos objetos, gerando emprego e renda de associações e cooperativas locais.
“Estamos apresentando ao público apenas o protótipo que foi desenvolvido pela equipe de design em duas linhas: para utilidade doméstica, no caso de tábuas, gamela, porta trecos e mobiliário juntamente com os aparadores e banquetas”, diz Edinete Oliveira, arquiteta da Funtac.
A Funtac também apresenta projetos como os fitocosméticos, desenvolvidos pelo Laboratório de Produtos Naturais (LPN); o protótipo de bambu e o painel de Akã realizado pelo Laboratório de Madeira; a demonstração dos serviços de análise de água e análise físico-química de óleos; a micropropagação de orquídeas e bambu; os trabalhos dos Laboratórios de Solos e de Concretos e os preservativos produzidos pela Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri (Natex).