O que está bom sempre pode melhorar. Essa premissa pode ser utilizada pelas escolas quando o assunto é investimento do Governo do Estado. É que a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Tecnologia e Informática (DTI), já iniciou a distribuição de novos e modernos computadores.
Ao todo, serão distribuídos 1.505 computadores em 473 escolas, sendo 145 na zona urbana, 229 na zona rural e 99 indígenas. Em algumas escolas, haverá troca de computadores (mais antigos pelos mais novos) e os mais antigos serão destinados às escolas onde ainda não há qualquer equipamento de informática.
Em Rio Branco, seis escolas da Cidade do Povo já receberam 105 computadores e, na Baixada da Sobral, seis escolas também já receberam os equipamentos, um total de 115 computadores nas escolas da Baixada. É apenas o começo, já que todas as escolas urbanas receberão as novidades tecnológicas.
Os gestores comemoram. O professor Davi Pinheiro, da Escola João Paulo I, localizada no bairro João Eduardo II, faz questão de dizer que a sensação de estar recebendo os equipamentos é a melhor possível. “Agora, teremos um sistema informatizado com muito mais segurança”.
Pelo fato de serem computadores modernos, o professor Davi acredita que o risco de perder arquivos e documentos é muito pequeno. “Essa é uma ação muito boa que o Governo do Estado e o secretário Mauro Cruz (SEE) estão fazendo para que tenhamos mais modernidade dentro das nossas escolas, pois os computadores que tínhamos aqui já estavam bastante defasados”, disse.
Quem também não esconde a alegria de receber os equipamentos é a gestora da escola Áurea Pires, no bairro Aeroporto Velho, professora Ivete Dankar. “Essa aquisição vai nos ajudar muito porque estávamos com os computadores defasados há muito tempo”.
“Já estava ansiosa por esse momento”, disse a gestora da Escola Thiago Matiolli, no Bahia Velha, a professora Marlúcia Gomes Sales, ao se referir à chegada dos computadores. Para ela, os equipamentos serão muito importantes para o trabalho das escolas. “Tanto no âmbito pedagógico quanto no âmbito administrativo, porque tínhamos quatro máquinas que já não estavam funcionando tão bem”, destacou.
Como são?
Os computadores que estão sendo entregues nas escolas para melhorar o trabalho administrativo e pedagógico estão entre os melhores do mercado. Todos tem processador Intel I3, da 8ª geração, possuem 8GB de Memória RAM, além de possuir um HD SSD de 250GB e um HD Sata de 500 GB.
Onde já foram distribuídos
Escolas da Cidade do Povo que já receberam os equipamentos:
- Frei Heitor Maria Turrini
- Frei André Maria Ficarelli
- Cristina Maia
- Raimunda Silva Pará
- Ester Maia de Oliveira
- Márcio Bestene Koury
Ao todo, somente nestas escolas, estão sendo beneficiados 3.140 alunos.
Escolas da Baixada da Sobral que já foram contempladas com os novos computadores:
- Áurea Pires de Souza
- Frei Thiago Maria Matiolli
- João Paulo I
- João Paulo II
- Tancredo Neves
- Maria Raimunda Balbino
No total, são 8.620 alunos beneficiados com a ação somente nesta regional.