O governador Tião Viana embarcou com urgência a Tarauacá na manhã desta segunda-feira, 17, para prestar apoio ao município, que está vivendo a maior cheia do Rio Tarauacá em sua história, com a última medição feia pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontando 11,94 metros. Parte da população está sendo removida para a creche da cidade e o Corpo de Bombeiros informou que até o momento estão no abrigo 22 famílias, totalizando 166 pessoas.
O governo do Estado está mobilizando várias equipes das áreas de saúde, direitos humanos, assistência social e da Defesa Civil para atuar de forma conjunta com a prefeitura e amenizar os danos causados pela cheia. O apoio às comunidades isoladas e às aldeias será prestado pela equipe do helicóptero João Donato. Tarauacá nunca havia registrado uma cheia tão grande de seu principal rio ainda em novembro. Nove bairros da cidade foram atingidos.
Observando a situação de perto, o governador Tião Viana ressaltou: “Estamos diante de um drama em Tarauacá. O governo presta toda a solidariedade e já estou comunicando a situação para que certamente a presidente Dilma também declare todo o apoio possível. Mais de quatro mil pessoas estão envolvidas nesta situação difícil, que exige a força e solidariedade do município, governo e União”.
Os bairros mais afetados são Praia, Triângulo, Corcovado, Bairro Novo, Centro e Bairro das Flores. Esta é a sexta alagação deste ano em Tarauacá. Segundo a ANA, o rio tem oscilado muito, mas continua aumentando o nível de suas águas. No domingo a marca era de 11,75m. A cota de transbordamento é de 9,50m.
Representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual compõem a equipe que trabalha de forma conjunta com a prefeitura. Rodrigo Damasceno, prefeito de Tarauacá, afirma: “Desde o primeiro momento tivemos o apoio do governo do estado, que mandou uma equipe para nos ajudar, e agora o governador Tião Viana vem pessoalmente verificar a situação dramática em que está a nossa população. Estamos todos unidos para amenizar o sofrimento do povo da nossa cidade”.
Fornecimento de água
O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) está abastecendo a cidade com quatro caminhões. A equipe do Deracre em Feijó vai ceder um caminhão-pipa para ajudar no fornecimento de água. Cerca de 50 pessoas estão trabalhando na operação, sendo a maioria voluntários.
Mais 20 canoas alugadas pela Prefeitura de Tarauacá, com caixas de 500 litros cada uma, dão prosseguimento na missão de abastecer as áreas onde a rede está alagada.No restante da cidade, o abastecimento via rede de distribuição de água segue normalmente.