O projeto de assentamento Triunfo, em Plácido de Castro, é formado por pessoas que têm um fato em comum: terem sido expulsas de suas propriedades na Bolívia e realojadas pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em terras brasileiras. E na manhã desta sexta-feira, 4, essa mudança se concretizou com o governador Tião Viana entregando 67 títulos de regularização fundiária para as famílias assentadas. O documento que prova em definitivo que aquelas terras pertencem aos seus moradores.
A regularização fundiária na região é uma parceria do governo do Estado com o Incra. “Esse é um documento que dá o poder de deixarem suas terras para os filhos, para os netos. Vocês podem dizer com orgulho que esse lugar pertence a vocês e ninguém pode tirar”, disse o governador Tião Viana.
O superintendente do Incra no Acre, Idésio Franke, ressaltou que só este ano o Incra já entregou três mil títulos de regularização fundiária para projetos de assentamento, quando a média anual é de mil títulos. “O título é um documento que vai dar a vocês o acesso a políticas públicas, desde financiamento a bancos aos projetos de governo”, ressaltou.
Uma das beneficiadas com o título é Nazilda Andrade de Melo. A produtora lembra que foram dias difíceis, quando em 2008 o governo boliviano começou a expulsar os brasileiros de suas terras na fronteira. Assentada pelo Incra no Triunfo, Nazilda agora comemora: “Agora estamos aqui. Voltamos a ter dignidade e finalmente um lugar para chamar de nosso”.