Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governadores da Amazônia Legal pedem novos investimentos na Carta de Manaus – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governadores da Amazônia Legal pedem novos investimentos na Carta de Manaus

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Governadores da Amazônia Legal reforçam a importância de acesso aos recursos de investimentos como o Fundo Verde (Foto: Andréa Zílio)
Governadores da Amazônia Legal reforçam a importância de acesso aos recursos de investimentos como o Fundo Verde (Foto: Andréa Zílio)

Depois de um dia intenso de diálogos, os nove governadores da Amazônia Legal apresentaram a proposta da Carta de Manaus, documento resultado da 11ª edição do Fórum de Governadores, realizado nesta sexta-feira, 24, em Manaus (AM).

Entre as principais propostas apresentadas, que pautam temas na educação, saúde, segurança pública e meio ambiente, foi no tópico sobre a economia que os governadores ressaltaram a necessidade de o país adotar outras medidas que vão além de um momento de superação das dificuldades conjunturais, mas que seguem no rumo de uma política de desenvolvimento sustentável, que possa garantir a floresta e dar renda e qualidade de vida a seus habitantes.

O governador Tião Viana ressaltou que a agenda precisa ser voltada a resultados e caminhos inovadores para que os Estados possam acessar recursos de investimentos, como o Fundo Verde para o Clima, do Banco Mundial.

“Reivindicamos mais participação dos Estados da Amazônia na agenda de meio ambiente do governo brasileiro, colocando o programa de floresta como um grande vetor de desenvolvimento nacional. O Fundo Verde tem disponíveis hoje mais de 5,5 bilhões de dólares. A presidente Dilma Rousseff e a ministra Izabella Teixeira são sensíveis a isso, mas querem a coerência nas boas práticas e a boa agenda da unidade com uma visão de Amazônia”, comenta o governador Tião Viana.

A ministra Izabella Teixeira, que participou do fórum junto com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón, citou o Acre como um case dentro dessa relação internacional.

O governador Tião Viana ressalta que, só do banco alemão KfW, o Estado já recebeu mais de R$ 60 milhões, pelos resultados das boas políticas de conservação e desenvolvimento sustentável.

“Temos os mais ousados projetos estratégicos de manejo de águas, piscicultura, de criação de pequenos animais em áreas substituindo a pecuária extensiva, e estamos incorporando alta tecnologia e plantio de frutíferas. E sempre invocando a parceria público-privada e comunitária, do pequeno, do médio e do grande produtor. O pequeno é dono da sua produção primária, mas ele também participa como sócio da indústria e da atividade de comercialização. Isso gera uma inovação muito especial no Brasil, que o ministro Mangabeira dá um testemunho a favor do Acre”, ressalta o governador.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1437782855589{padding-top: 10px !important;padding-right: 10px !important;padding-bottom: 10px !important;padding-left: 10px !important;background-color: #368e34 !important;}”]Conheça os tópicos da Carta de Manaus apresentada pelos governadores quanto ao desenvolvimento econômico:

– Unidade dos Estados e regiões a favor da inabalável solidez das instituições democráticas.

– Alertar como inadiável uma revisão da prioridade da agenda amazônica para o Brasil, pois somos a região mais valiosa do planeta e reunimos mais de 60% do território brasileiro.

– Prioridade e velocidade na execução da Ferrovia Transoceânica, coluna vertebral do futuro amazônico do Brasil e da Amazônia, nos acessando ao grande eixo amazônico do século XXI, o Oceano Pacífico.

– Sala permanente de entendimento com o Ministério do Meio Ambiente e Incra, para definições da política fundiária amazônica, preparação e decisões compartilhadas sobre a COP 21, o Fundo Amazônia e o Fundo Internacional Verde.

– Atendimento imediato da disponibilização dos recursos repassados pelas empresas de saúde suplementar para os fundos estaduais de saúde de cada Estado.

– Autorização de créditos nos termos da capacidade de cada Estado, nas regras estabelecidas pelo Senado Federal e no Programa de Ajuste Fiscal, ou seja, com base na capacidade de endividamento e pagamento de cada Estado, o que requer a imediata revisão das regras de contingenciamento do crédito ao setor público.

– Além da Carta de Manaus, os governadores Tião Viana (AC), Confúcio Moura (RO), Pedro Taques (MT) e José Melo (AM) também assinaram o Termo de Cooperação Técnica, com a finalidade de formalizar providências para a execução do projeto da Ferrovia Transoceânica, que, segundo Tião Viana, é uma grande obra estratégica para o Brasil.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464