Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governadores mantêm luta por recursos da repatriação e soluções para crise – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governadores mantêm luta por recursos da repatriação e soluções para crise

Tião Viana e outros governadores trataram sobre a securitização da dívida ativa, previdência, e o direito dos Estados na partilha das multas da Lei de Repatriação (Foto: Cedida)
Tião Viana e outros governadores trataram sobre a securitização da dívida ativa, a previdência e o direito dos Estados na partilha das multas da Lei de Repatriação (Foto: Cedida)

Em Brasília, Tião Viana e os demais governadores de Estado que compõem o fórum permanente de governadores do Brasil se reuniram nesta terça-feira, 22, a fim de buscar saídas para a crise econômica e avançar em discussões, como a securitização da dívida ativa, a previdência e a luta dos Estados pelo direito à participação nos pagamentos relativos às multas arrecadadas em virtude da aplicação da Lei de Repatriação (lei 13.254/2016).

A lei, sancionada em janeiro de 2016 pela então presidente da República Dilma Rousseff, determina que os recursos da repatriação, originados a partir do pagamento de Imposto de Renda (IR) e multa, por parte de contribuintes que tinham ativos não declarados no exterior e regularizaram sua situação, sejam divididos entre os Estados e a União, tanto os valores de IR quanto os valores da multa.

Entre impostos e multas, o governo federal arrecadou o montante equivalente a R$ 48,6 bilhões. Desse montante, os valores da multa foram retidos pela União.

Diante do corte desses repasse, Tião Viana e os demais governadores iniciaram uma luta intensa que culminou com o ajuizamento da Ação Cível Originária (ACO) 2941, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a sensibilização da corte na partilha dos recursos.

Os Estados alegam que o cenário delicado de recessão da economia brasileira torna imprescindível a partilha desses recursos entre os entes, conforme determina a Constituição Federal (Lei Complementar nº. 62, de 1989), haja vista que são recursos essenciais para despesas prioritárias com folha de pessoal, educação, saúde e segurança.

A primeira vitória obtida junto à Corte Suprema foi a recente decisão liminar (provisória) do STF determinando que a União deposite em conta judicial a cota a que o Acre e outros 20 Estados têm direito no Fundo de Participação dos Estados (FPE), referente aos valores da multa.

Outras intervenções

Após a reunião do fórum de governadores, Tião Viana e os demais governantes seguiram para agenda com os presidentes da República, Michel Temer, do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, para reforçar o direito aos recursos arrecadados com as multas da repatriação e outros temas, como a celeridade da PEC que trata do uso dos depósitos judiciais para pagamento da dívida dos Estados.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, que acompanha o governador em Brasília, contou que pela manhã Tião Viana se reuniu também com o governador do Piauí, Wellington Dias. “Foi uma reunião importante, para tratar do fundo de servidores da Caixa Econômica, ocasião em que o governador fez um convite para irem ao Acre conhecer as oportunidades de investimentos do governo no setor produtivo”, contou a chefe.

A luta do Acre

O Acre é um dos poucos Estados brasileiros que vem conseguindo resistir aos efeitos da crise, graças aos investimentos de alto impacto do governo, numa nova economia que garante a diversificação da base econômica no Estado, por meio da potencialização de projetos voltados para as cadeias produtivas de proteína animal e de origem florestal.

Não fosse isso, as perdas de mais de R$ 300 milhões já contabilizadas nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) teriam causado enormes danos ao Estado, que não atrasou o pagamento dos servidores e consegue manter investimentos prioritários.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464