A pouco mais de dois meses para o fim do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o governo do Estado fortalece a rede de atendimento aos pequenos produtores em todos os municípios.
Os produtores que ainda não inscreveram suas propriedades no CAR podem procurar os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com representação nos 22 munícipios acreanos.
Os proprietários ou aqueles que exercem a posse do imóvel rural devem fazer o cadastro até maio deste ano. O CAR é um registro obrigatório previsto no Novo Código Florestal Brasileiro que regulariza ambientalmente os imóveis rurais em todo o país.
Com o CAR, os produtores poderão regularizar desembargos e multas ocorridas até julho de 2008. Além disso, o CAR garante acesso a programas de fomento à produção rural e agricultura familiar.
Para fazer o CAR é necessário apresentar RG, CPF e qualquer documento da propriedade. Os escritórios funcionam de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.
No Acre, faltam aproximadamente sete mil imóveis rurais para alcançar a marca dos 40 mil, que era a previsão de propriedades rurais estimada pelo governo do Estado.