O governador Tião Viana se reuniu na manhã deste sábado, 11, com empresários e representantes das instituições ligadas ao comércio e serviços no Estado. O encontro foi para debater os principais investimentos e os esforços do governo para manter o giro econômico e garantir o desenvolvimento do Acre.
A reunião realizada no Hotel Pinheiro contou, ainda, com a participação da chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, e dos secretários de Indústria, Fernando Lima, e de Planejamento, Márcio Veríssimo. Representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Associação Comercial, Industrial de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
Na ocasião, Veríssimo fez uma apresentação dos principais projetos que o governo vem desenvolvendo nos últimos anos. “Só na saúde, educação, desenvolvimento social, infraestrutura e economia sustentável o governo tem para este ano R$ 757 milhões para investir”, destacou o gestor.
Investimentos em programas como o Ruas do Povo, Cidade do Povo, piscicultura, suinocultura e outros ligados ao desenvolvimento de cadeias produtivas também foram destaques.
Para o presidente da CACB, George Pinheiro, essa ponte com o Estado é muito importante. “Esse encontro foi muito importante para nós retomarmos o que é habitual na Acisa com o governo do Estado, a retomada dos investimentos que estão acontecendo tendo a participação dos empresários”, destacou Pinheiro.
Tião Viana reforçou que tem muito respeito e consideração pelo empresariado acreano e que toda luta e parceria são em prol do alcance dos melhores resultados. “A saída econômica do Acre é empresarial e industrial. O momento de crise é difícil, mas vocês nos ajudam a resistir e a manter a economia”, disse o governador.
O presidente da Federacre, Rubenil Guerra, parabenizou Tião Viana pelos esforços, e por conseguir pagar em dia os servidores públicos, o que permite ao empresariado manter o ritmo e o giro econômico. “Aqui o empresário teve oportunidade de discutir as dificuldades enfrentadas, sobretudo em relação à carga tributária, mas o governador foi sensível e colocou a Sefaz à nossa disposição para tirarmos nossas dúvidas”, pontuou.
Prazo de encerramento para o parcelamento do Refis
Outro assunto relevante debatido foi o encerramento do prazo para parcelamento de dívidas do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que se encerra no dia 30 de junho, próximo. Todas as tratativas com o governo estão sendo feitas e num segundo momento empresários se reunirão com a Sefaz para sanar dúvidas em relação à tributação e outras questões.
“O governador acerta muito quando chama os empresários para debater economia. O empresariado é muito importante e o papel do governo é fundamental para nos auxiliar. A gente fica satisfeito com essa preocupação e aproximação do governo”, afirmou o empresário Marcelo Moura.
O presidente da Acisa, Bento Celestino, disse que o Acre vive um momento de grandes investimentos que, mesmo em meio à crise, possibilita a geração de empregos. “Com isso, o trabalhador passa a contribuir com o desenvolvimento do Estado. Obrigado ao governo por sempre manter essa porta aberta pra gente”, agradeceu Celestino.